11 99696-6172 / 11 3032-4663 / 11 3816-1743São Paulo SP

Quem Conduz

Andrea de Arruda Botelho Borges é psicóloga. Além de desenvolver e ministrar as oficinas Viagem de Letras, atende como psicoterapeuta, tendo como referência teórica fundamental a psicanálise winnicottiana. Tem experiência profissional também nas áreas de terapias corporais, comunicações e artes, psicopedagogia e pedagogia.

Fez toda a formação acadêmica na Universidade de São Paulo: doutorado em ciências da comunicação, com a tese Tramas que sustentam transformações: escrita criativa e autodesenvolvimento como aliados na construção de perfis e histórias de vida (orientador: Edvaldo Pereira Lima); mestrado em psicologia com a dissertação No universo das histórias: oficinas de redação e criatividade (orientador: Lino de Macedo); graduação em psicologia.

Formou-se também em Psicologia Biodinâmica (IBPB), Cadeias Musculares e Articulares G.D.S. (ICTGDS); Reeducação do Movimento (Método Bertazzo); Cinesiologia Especializada ou Balanceamento Muscular (IBBM), A Arte do Brincante para Educadores: Volumes I e  II (Instituto Brincante).

Frequentou presencialmente o Programa de Formação Continuada com  o professor Gilberto Safra. Pertenceu ao grupo de pesquisa Psicopatologia, Psicanálise e Sociedade, da Ser e Fazer – Enquadres Diferenciados, ambos coordenados por Tânia Aiello-Vaisberg. Integrou também o Laboratório de Psicopedagogia do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (LaPp), coordenado pelo professor titular Lino de Macedo e desde 2010 integrado ao Laboratório de Estudos sobre Desenvolvimento e Aprendizagem (LEDA & LaPp).

Pertenceu ao grupo de pesquisa Psicopatologia, Psicanálise e Sociedade, da Ser e Fazer – Enquadres Diferenciados, ambos coordenados por Tânia Aiello-Vaisberg. Integrou também o Laboratório de Psicopedagogia do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (LaPp), coordenado pelo professor titular Lino de Macedo e desde 2010 integrado ao Laboratório de Estudos sobre Desenvolvimento e Aprendizagem (LEDA & LaPp).

Frequentou oficinas de criação textual com Samir Meserani, Erson Martins de Oliveira, Edvaldo Pereira Lima, Márcia Vescovi Fortunato, Fabrício Carpinejar, Marcelino Freire e Antonio Nóbrega; de cultura indígena com Kaká Werá, Daniel Munduruku e Cristino Wapichana; de narrativa oral e histórias de aventura com Heloisa Prieto, Irene Machado, Regina Machado; de clown com Cristiane Quito, Juliana Jardim e Márcio Ballas; workshops de sonhos com Marcos Callia; jornadas mitológicas com Robert Walter e Rebecca Armstrong, da Joseph Campbell Foundation (EUA).

Clique aqui para ler o currículo completo na Plataforma Lattes.

WhatsApp whatsapp
Viagem de Letras