11 99696-6172 / 11 3032-4663 / 11 3816-1743São Paulo SP

viagem-letrinhas

Desde os primeiros anos de vida, as crianças em geral ouvem leituras de histórias e vão percebendo diferenças entre a linguagem escrita e a oral. Antes de saber ler e escrever, podem também se familiarizar com aspectos importantes do texto e do processo de criação textual, quando eles são apresentados de forma lúdica e adequada à sua faixa etária, em jogos, brincadeiras e outras experiências concretas. Esse é o objetivo principal da Viagem de Letrinhas, que pode ser um processo individual, voltado para uma demanda específica, ou pode acontecer na forma de oficinas para grupos de até seis crianças, reunidas de acordo com a idade: 6 anos, 7 anos, 8 a 9 anos e 10 a 12 anos.

Cada oficina em grupo pode ser um evento único ou uma série de encontros de 1h30.

Nunca é cedo para se ganhar intimidade com um dos mais importantes aspectos do texto: o ritmo. Para isso, nada melhor do que a poesia. Nesta oficina vamos brincar com ritmo e rimas, criar quadrinhas e sextilhas, que são formas poéticas muito frequentes na poesia popular dos cantadores e da literatura de cordel. Vamos registrar nossas criações em papel colorido e customizado de acordo com um tema da época ou de escolha do grupo – motivos juninos, natalinos, dia das mães, dos pais ou das crianças, olimpíadas, copa do mundo, filmes, personagens etc.

Esta oficina propõe jogos e outras atividades que propiciam um contato lúdico com a escrita.

Carga horária: 1h30

Grupos de até 6 pessoas, divididos por faixa etária: 6 anos, 7 anos, 8 a 9 anos e 10 a 12 anos.

Como sempre em experiências lúdicas, os participantes desta oficina serão apresentados a alguns elementos fundamentais da estrutura da narrativa de contos populares. Depois vão usar essa referência para criar personagens e tecer o fio de uma narrativa. Dependendo do número de encontros, a história poderá ser desenvolvida, reescrita, melhorada.

É uma oficina personalizada, desenvolvida em função de uma demanda específica – por exemplo, superar bloqueios na comunicação oral ou escrita, aprimorar um texto específico ou a escrita de forma geral.

Atende desde uma dupla até um grupo de no máximo seis pessoas. É importante que haja um projeto compartilhado por todos ou ao menos a vontade de criar um percurso comum. As demandas podem estar claras de antemão ou se delinear aos poucos, à medida que o trabalho acontece.

Uma Viagem de Letrinhas pode acontecer num evento cultural ou numa instituição, com uma oficina especificamente desenvolvida para sua programação.

Oferece ferramentas para desenvolver a escrita e a criatividade, para estudar, prestar concursos, criar projetos, dar aulas ou fazer apresentações. Voltada para profissionais das áreas de educação e comunicação, não se restringe ao campo da língua portuguesa ou ao ensino de redação.

Quer saber mais?

WhatsApp whatsapp
Viagem de Letras