Oficinas programadas

 

Oficinas Intensivas  

 

A Percepção e a Palavra

A percepção é vivenciada em situações específicas, de modo que cada um possa se dar conta de como as percebe e como pode vir a percebê-las de outras formas.

Carga horária: 9h em dois dias consecutivos ou três módulos de 3h30.

 

Escrever e Fluir

Essa oficina é pautada pela imagem da água de um rio, que contorna ou transpõe obstáculos e segue seu curso. As atividades propostas buscam favorecer o fluir de ideias, percepções, sentimentos, palavras.

Carga horária: 7 horas consecutivas ou 2 módulos de 3h30.

 

A Jornada do Herói

Propõe uma imersão no universo do mito, tendo a Jornada do Herói (Vladimir Propp e Joseph Campbell) como referência fundamental. As histórias de vida dos integrantes e experiências vividas no grupo são a matéria-prima básica para a construção de narrativas orais e escritas. 

Carga horária: 9 horas em dois dias consecutivos ou 3 módulos de 3h30.

 

A Jornada do Herói: formato pocket

Uma introdução à jornada do herói como referência de estrutura narrativa, ilustrada com uma contração de história, seguida de uma prática de escrita e de um “banquete coletivo”, em que compartilhamos alimentos trazidos pelos integrantes do grupo, que de alguma forma tenham feito parte de sua trajetórias heróicas pessoais.

Carga horária: 3 horas

 

Histórias Vividas

A partir de fotos, objetos e músicas, as vivências propõem um diálogo com imagens, temas e momentos de uma história de vida. Diálogo que se expressa em textos, escritos durante a oficina e compartilhados na medida do desejo e disponibilidade de cada um. Assim, ao longo de um dia reúne-se material suficiente para compor um pequeno livro ou uma apresentação digital sobre sua sua própria história ou a de alguém que queira homenagear.

Carga horária: 7 horas consecutivas ou 2 módulos de 3h30.

 

Outras

Eventualmente são oferecidos programas extras, com duração de um dia ou dois, como Construção de Personagens e Tramas, O Foco Narrativo, A Mulheridade na Melhor Idade, Gestação: Texto e Gesto. Algumas vezes esses programas são ministrados fora de São Paulo.

 

Oficinas Extensivas 

 

Produção e Edição de Textos: A Vivência do Mito

Propõe uma imersão no universo do mito, tendo a Jornada do Herói (Vladimir Propp e Joseph Campbell) como referência fundamental. As histórias de vida dos integrantes e experiências vividas no grupo são a matéria-prima básica para a construção de narrativas orais e escritas. Destas, algumas passam por um processo de edição individual e coletiva. Ao final do processo, os textos são reunidos num livro.

Carga horária: 20 horas.

Grupo de até 8 pessoas.

Pré-requisito: Escrever e Fluir ou A Percepção e a Palavra. 

 

Construção de Personagens e Tramas Narrativas

As atividades desenvolvidas fornecem elementos para que personagens sejam criados e aos poucos ganhem vida, inseridos numa trama que se tece em textos escritos durante os encontros. O processo de criação de cada integrante do grupo pode restringir-se à oficina ou alimentar um projeto que tenha continuidade fora dela – como a escrita de um livro, de uma peça de teatro, de um roteiro etc. A estrutura da narrativa mítica é um dos referenciais de base para o trabalho. Etapas e temas da Jornada do Herói (segundo Vladimir Propp e Joseph Campbell) são ilustrados com filmes e histórias contadas ou lidas.

Carga horária: 30 horas.

Grupo de até 8 pessoas.

Pré-requisito: Escrever e Fluir ou A Percepção e a Palavra

 

Escrever e Fluir, Garimpar e Lapidar

A edição individual e coletiva de alguns dos textos produzidos e outras atividades correlacionadas propiciam o desenvolvimento da capacidade de perceber e valorizar o que é mais precioso num contexto, de forma a amadurecer o estilo de escrever de cada um, em ressonância com o estilo de ser.

Carga horária: 30 horas.

Grupo de até 8 pessoas.

Pré-requisito: Escrever e Fluir ou A Percepção e a Palavra.